Abajur: usos diversificados na decoração

Alguns detalhes na decoração de casa fazem a maior diferença. Um abajur na sala de estar, por exemplo, deixa o ambiente mais aconchegante, com uma tranquilidade que só a sua luz indireta proporciona.

Uma peça que se destaca no seu ambiente

Mais do que um coadjuvante da iluminação central, o abajur passou a ser um importante item na decoração, trazendo sofisticação, aconchego e um brilho especial, dando um ar muito agradável ao ambiente.

Ele cria toda uma atmosfera e leveza, combinando com outros espaços, pois deixou de ser uma peça com estilo mais clássico e começou a ter mais design, dando uma personalidade própria ao ambiente e se adequando a diversos estilos.


Use o abajur corretamente na decoração de sua casa

Um detalhe importante é o material do abajur, na base e na cúpula. São várias as opções encontradas no mercado, como vidro, madeira, cordas, tecidos, pedras, ferro e os mais diversos materiais.

A altura do abajur influencia na utilidade que você quer dar para ele, seja para usar na leitura ou para um detalhe com sua iluminação difusa. Uma dica interessante é colocar alguns livros debaixo dele. Eles darão um toque criativo e de estilo, além de corrigir a altura que você precisa.

Já a cúpula deve ser proporcional ao tamanho da sala e da largura da mesa onde ele vai ficar. Lembre-se: um abajur grande colocado sobre uma mesa pequena, pode ser derrubado facilmente, além de ser esteticamente incorreto. Assim como, se o abajur tiver uma base estreita, o melhor será uma mesa também delicada.

Luminosidade é essencial

Os tecidos claros do seu abajur deixam o lugar mais iluminado, bom para leitura. Já os mais escuros, são legais quando se quer criar um algum efeito de luz, dando um clima, ideal para um bom bate papo.

Outra dica valiosa é optar por um abajur que possa ter sua cúpula substituída, pois assim, dá para adaptar se a decoração de sua casa mudar.

 

Como calcular a altura ideal do seu abajur?

Basta observar o alcance do facho de luz que sai por baixo da cúpula. Se for ao lado do sofá, a parte inferior da cúpula deve ficar abaixo do nível dos olhos da pessoa sentada.

Ao lado da cama, a luz do abajur deve ser alta o suficiente para facilitar a leitura, sem que o topo do abajur fique desproporcional ao tamanho da cabeceira. Já no cantinho de leitura, o abajur deve ser alto o suficiente para iluminar seu ombro.

 

Gostou das nossas dicas sobre abajur? Se você tiver algum tema que gostaria de ver aqui em nosso blog, é só mandar sua sugestão para contato@crieseumovel.com.br.